Nova geração
Alfa Pendular Interior
No Interior procedeu-se à definição de novos materiais, cores e acabamentos para os salões de Conforto e Turística, com reforço da identidade CP. O uso de materiais nobres, resistentes e com manutenção facilitada aumentou a perceção de conforto e de qualidade. Destaca-se a diferenciação entre os dois ambientes, mais clássica e de inspiração náutica na classe Conforto, mais moderna e de inspiração natural na classe Turística. Ao nível de equipamentos houve uma remodelação total dos bancos com um novo desenho das espumas para maior conforto, novos revestimentos em pele natural e acessórios, que agora incluem tomadas eléctricas para carregamento de equipamentos portáteis. Foi também renovado todo o sistema de iluminação LED, o revestimento dos painéis laterais e criado um desenho específico para a alcatifa e anteparas. O processo de desenvolvimento do produto decorreu ao longo de 22 meses, desde a definição de requisitos e especificações, à pesquisa sobre as preferências dos utilizadores e necessidades dos operadores, passando pela geração de conceitos, desenvolvimento de produto para prototipagem, construção de protótipos, adaptação à produção e acompanhamento da industrialização, até ao lançamento do novo produto.
Estas atividades, implicaram um envolvimento muito próximo entre a Almadesign e a equipa de engenharia da EMEF mas também com todos os stakeholders: desde o operador e cliente final CP, até aos fornecedores de componentes e integradores dos diferentes módulos. O design funcionou como a disciplina de gestão e articulação das diferentes competências, convergindo para uma visão comum.
No WC privilegiou-se a perceção de habitabilidade e limpeza do espaço, através da utilização de uma superfície espelhada e de um balcão a todo o comprimento, e através de uma maior integração dos diferentes painéis e novos acessórios como cabides, privilegiando a redução do número de peças e zonas de remate. O projeto foi complementado pela escolha adequada de cores, materiais, acabamentos e pelo cuidadoso tratamento da iluminação e seleção de componentes “of the shelve” que melhoram o interface com o utilizador.
O projeto incidiu sobre o WC standard mas também sobre a versão PMR. Também neste caso se optou por uma melhor habitabilidade e limpeza do espaço, integrando da melhor forma painéis e componentes com vista a facilitar a manutenção. A inclusão do painel fenólico de efeito madeira ajuda a criar continuidade com os restantes espaços interiores ao nível dos materiais e acabamentos.
O Bar contou com um novo projeto, recuperando alguns equipamentos técnicos existentes e renovando todo o mobiliário para maior funcionalidade e conforto dos passageiros e operadores. O uso de materiais com acabamentos naturais e iluminação LED discreta e integrada contribuem para a modernidade do ambiente. As linhas fluídas, a inclusão de mais áreas de apoio e a integração de novos acessórios melhoram a funcionalidade e convidam a uma maior permanência.
EMEF